3.1.08

llovió

eu aqui, e tudo-tão, e a chuva chovendo. como? meu coração batendo, eu até perfumada (com o perfume antigo- o meu preferido ficou em casa), e a chuva. as nuvens escuras me assustaram, e eu torci (torci de verdade) pra chuva atrasar, mas nada. foi só eu me arrumar e ela caiu, desabou, fez barulho e água. minha cabeça já hé tempos trabalhando, mil coisas. me surpreendi com a rapidez com que escolhi a roupa e com o jeito como meu cabelo ficou bonito, mesmo tendo secado sozinho (ele não costuma saber como é que eu quero que ele fique) - parecia tão certo. e aí, a roupa escolhida, o cabelo bonito, o perfume passado, e um trovão me avisa que a chuva não se atrasou. a água escorrendo pela rua-ladeira, e eu na janela. o coração já desacelerado, e a chuva caindo. e o perfume me lembrando que eu me arrumei. e a chuva lá, sem nem saber o que tinha feito com meu dia. caindo indiferente, toda chuva, molhada e apática, sem nem me ver na janela, sem nem se importar com a minha ansiedade e meu medo, que ela desconhece e não quer passar a conhecer. se a chuva caísse com culpa ou arrependida, eu esperaria pacientemente na janela, até que pudesse sair- mesmo com o perfume desgastado. mas a chuva não sente culpa, não sente nada por mim. e aposto que se ela soubesse que eu existo, e que estou impaciente e aflita atrás do vidro, me olharia rindo, e chovendo, chovendo, e chovendo. quero ver um dia a chuva se arrumar pra sair e o mundo todo estar coberto com guarda-chuvas: ahá, chuva, e agora? ninguém mandou, pode ficar aí sentindo o seu perfume sozinha. (mas não dá, não dá. a chuva está sim caindo, e quem está perfumada e aflita sou eu. ah...)

2 comments:

Anonymous said...

"A chuva cai não porque está precisando de mim, e eu olho a chuva não porque preciso dela.

(...)
A chuva também não agradece nada. Não sou uma coisa que agradece ter se transformado em outra. Sou uma mulher, sou uma pessoa, sou uma atenção, sou um corpo olhando pela janela. Ela é uma chuva."

assim disse clarice.
e a chuva.

Anonymous said...

yes, young padawan. yes.